Eleições 2020: Salvador tem aumento de 36.3% no número de candidatos à Câmara Municipal

O número de candidatos a uma cadeira na Câmara de Salvador cresceu 36,3% entre 2016 e 2020, passando de 984 candidatos para 1.544. O número de vereadores da capital baiana é 43. Na avaliação do vereador e atual presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), o crescimento reflete no reconhecimento da importância da Casa Legislativa em atos regulatórios do cotidiano das pessoas e mostra que os candidatos têm o desejo de participar deste momento de resgate da importância de uma das primeiras casas legislativas do pais (a primeira entre as capitais).

“O esforço, junto com nossos pares, tem sido o de comandar um Poder democrático e determinado, com altivez, independência, trabalho árduo e resultados para a população da terceira maior cidade do país”, diz o edil. Geraldo Júnior também destaca que hoje há uma maior conhecimento do cidadão acerca da função de um parlamentar municipal dentro do tabuleiro das atribuições dos diversos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), em níveis federal, estaduais e municipais.

O papel do vereador é atuar no âmbito do Poder Legislativo Municipal, fiscalizando os atos do Poder Executivo Municipal no cumprimento das leis municipais, além de elaborar novas leis municipais e requerer ao prefeito melhorias para a cidade.

“A Câmara Municipal de Salvador passa por um processo de resgate da sua grandeza histórica. Estamos em 2020 e, atualmente, as grandes discussões que envolvem os caminhos da nossa cidade, passam pelo plenário, comissões, colégio de líderes, audiência públicas e os outros fóruns de debates de propostas e tomadas de decisões desta Casa. Agora, também no ambiente virtual”, afirmou o presidente. 

Fonte: Metro 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *